quinta-feira, 8 de março de 2012

Como Fazer um Caramelo Perfeito


Aqui estão minhas dicas e instruções passo-a-passo para Fazer o Caramelo Perfeito. Esse post é sobre as técnicas para caramelizar açúcar. 


Caramelo Seco X Caramelo Líquido

Existem dois tipos básicos de caramelo: o líquido, onde o açúcar é derretido com água e depois cozido, e o seco, onde o açúcar é derretido sozinho até que se liquidifique e caramelize. Nesse ocasião, falarei sobre o caramelo seco, que na minha opinião, é menos temperamental. A coisa mais importante sobre o caramelo é saber o tempo certo para cozinhar, a cor e o sabor. 

Precauções que você deve tomar:
  • Use luvas.
  • Use panelas grandes e pesadas.
  • Mantenha uma tigela com água e gelo próximas, para caso de queimaduras.
  • Mantenha os olhos a uma boa distância.
Quando Está Pronto?
Não deixar o açúcar empelotar é o segundo desafio. O primeiro é acertar a cor, sem mais nem menos. A cor deve ser acobreada, o caramelo perfeito deve ser cozido até ficar escuro, marrom-avermelhado, e até um pouco antes de soltar fumaça.  A foto acima é a cor exata que o caramelo deve ter.



Faça um molho simples, adicionando manteiga ou creme  ao caramelo "seco"


Fazendo o Caramelo Perfeito

1.Comece com uma camada de açúcar em uma panela pesada.
Esquente o açúcar em fogo médio, e fique de olho. O pior desse ponto é o açúcar começar a queimar debaixo da superfície, especialmente se a camada for muito grossa. Mas geralmente ele começará se liquefazer nas bordas, e em alguns pontos no meio.


2. Quando o caramel começar a dourer nas bordas, comece a trazer o açúcar derretido para o centro, para evitar que queime.

Ele vai começar a ficar marronzinho claro…

Nesse ponto ele vai escurecer rapidamente, então preste atenção!

3. Se o seu caramelo ficar empedrado ou granulado, não se preocupe. Simplesmente abaixe o fogo e continue mexendo. Qualquer pedra teimosa irá derreter. Se não, elas podem ser peneiradas depois de esfriar, e isso só afetará na quantidade do seu caramelo.

4. Socorro!
Ok, o que aconteceu é que você mexeu demais no caramelo, e o açúcar empedrou antes de ter derretido. Nem tudo está perdido…

Continue cozinhando em fogo baixo, mexendo o mínimo possível.


Ele vai voltar a ficar lisinho. Qualquer pedrinha poderá ser peneirada depois.

  • Nesse ponto, se você for usar o caramelo numa forma de pudim, despeje-o imediatamente.
  • Para fazer fios de açúcar, voe deve cessar o cozimento, mergulhando a panela numa tigela com água e gelo.
  • Se for misturar o caramelo com alguma coisa, tipo manteiga ou creme de leite adicione-os assim que o caramelo adquirir a coloração desejada.
  • Faça um pralinée fácil, adicionando uma quantidade equivalente de amêndoas ou nozes trituradas, assim que o caramelo ficar pronto. Envolva-os rapidamente com uma pitada de sal, depois despeje a mistura sobre uma superfície lisa, untada. Depois de frio, quebre em pedaços e use como quiser!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

DMCA.com Protection